NOÉ. UMA HISTÓRIA A SER SEGUIDA. Gn. 6.9.
INTRODUÇÃO: Cada homem tem sua história de vida, alguns possuem uma história não muito agradável e outros uma história que fica na memória das gerações vindouras como servos de Deus. Esta passagem trata da história de vida de um homem chamado Noé, o versículo começa com a escrita: “Eis a história de Noé”, que é chamado de pregador da justiça II Pe 2.15, ele creu na Palavra de Deus de que iria chover, quando não chovia, fez uma arca e o resultado todos sabem que foi o dilúvio e seu livramento e sua família Gn. 7.1, pois bem, Noé também falhou como todos nós Gn. 9.20-27, mas sua vida com Deus foi lembrada mais do que seu erro, nós mesmo sendo falhos, podemos ser lembrados como pessoas de Deus.
I - A SUA HISTÓRIA ERA DE UM HOMEM JUSTO. V.9ª. Eis a história de Noé. Noé era homem justo.
A justiça de um homem não deve ser feita para receber elogios humanos. Mt. 6.1-4. O versículos 1 tem a palavra justiça nos melhores textos, e ela introduz toda a discussão. Tem-se em vista aqui a justiça prática. Diante dos homens. Embora tenhamos recebido a ordem de deixar a nossa luz brilhar Mt.5.16, atos de justiça não devem ser praticados para auto-glorificação (com o fim de serdes vistos por eles). Esmola foi bem aplicado no versículo 2 e demonstra a oferta caridosa. Toques trombeta. Metáfora para "tornar público". Hipócritas. Da palavra grega que indica atores desempenhando um papel. Já receberam a recompensa. O uso comercial dessa palavra indica pagamento integral com recibo. A justiça exibicionista já recebeu o seu pagamento integral; Deus nada acrescentará. Aqueles que se contentam em dar a sua oferta em secreto serão recompensados, não pelo aplauso dos homens, mas pelo seu Pai celestial.
A justiça de um homem deve ser feita para Deus receber glória dos humanos. Mt. 5.16. Os crentes funcionam positivamente para iluminar um mundo que está nas trevas, porque eles possuem Cristo, que é a luz Jo. 8.12. A luz de Cristo deveria brilhar publicamente, como o agrupamento das casas de pedras brancas numa cidade da Palestina. Deveria também ser exibida em nossos relacionamentos individuais e particulares (candeia, velador, casa). Se vivemos em Cristo, brilharemos com luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente é. Mas esconderemos nossa luz: se ficamos quietos, quando deveríamos falar; se juntarmo-nos à multidão; se negamos a luz; se deixamos que o pecado escureça a luz que há em nós; se não explicarmos aos outros sobre a origem da nossa luz; se ignoramos a necessidades dos outros. Seja um farol da verdade, não oculte a luz de Cristo ao restante do mundo.
II - A SUA HISTÓRIA ERA DE UM HOMEM ÍNTEGRO. V.9b. Eis a história de Noé. Noé era homem... integro entre os seus contemporâneos.
A integridade é uma qualidade importante que deve ser vista na terra. V.9b. Com estas palavras o autor descreve três características de uma vida piedosa – justiça, pureza e santidade. Gn.6.8 - ele achou graça diante do Senhor). A palavra justo, do hebraico saddiq, descreve o caráter de Noé conforme se manifestava em relação aos outros seres humanos: "honestidade" ou "honra" era evidente em seu comportamento. Toda a sua conduta revelava esta justiça moral e ética, Ez. 14.14,20. A palavra hebraica tâmim, íntegro, descreve o produto perfeito de um construtor sábio; é inteiro, completo e perfeito. Visto objetivamente, a palavra imaculado descreve o caráter. No reino da ética, a idéia de "integridade" é a sua derivada. Jó 1.1. A declaração, ele andava com Deus, abre um outro setor do pensamento. Ao andar com Deus, Noé demonstrou um espírito, uma atitude e um caráter que o tornava aceito e aprovado para um relacionamento espiritual mais íntimo. Ele manifestava qualidades de alma que o tomavam querido ao Senhor, Gn. 5.22; Mq. 6.8; Ml. 2.6.
A integridade é uma qualidade importante que deve ser vista no céu. Jó.1.6-8. Deus Se glorifica quando aponta para Jó como criação da Sua graça redentora. Ninguém há na terra semelhante a ele (v. 8b). Este endosso divino vai além até da descrição do versículo 1. Mas embora o acusador hostil não encontre nada na vida visível de Jó para condená-lo (compare com a situação em Zc. 3), ele insinua que a aparente devoção do patriarca é de calculado interesse pessoal. Ele diz, realmente: "Jó é um enganador como eu, seu verdadeiro pai, o diabo". Satanás tentou arrancar Jó da mão de Deus, e assim pôs em dúvida o direito que o Senhor tinha sobre Jó por tê-lo feito Seu filho através da graça redentora. O diabo dá a entender que, deixando de reconhecer a fraudulência da piedade de Jó, Deus é ingênuo. Pois que, tendo recebido um mundo todo seu com uma cerca à volta, não manteria as devidas aparências de lealdade ao doador? O assalto satânico contra a integridade de Jó é, em última análise, um assalto à integridade divina: Deus subornara o profano Jó para que agisse com piedade. A oportunidade que foi dada a Jó em sua provação foi, portanto, não tanto para justificar-se mas para justificar a Deus.
III - A SUA HISTÓRIA ERA DE UM HOMEM QUE ANDAVA COM DEUS. V.9c. Noé andava com Deus.
Andar com Deus é se afastar do pecado e daquilo que pode levá-lo a praticar. Sl. 1.1. O Caminho do Homem Justo. Bem-aventurado o homem. O Saltério começa com uma forte interjeição: Oh! que felicidade u do homem que segue o plano de Deus. Os verbos, anda, se detém, se assenta, descrevem os passos característicos do perverso que o justo evita: aceitação dos princípios dos ímpios, participação das práticas de pecadores declarados e finalmente a união com aqueles que zombam abertamente. Observe o paralelo triplo entre os três verbos e suas cláusulas modificadoras. A mudança então se faz da recusa negativa para o deleite positivo. Tal homem medita ou constantemente reflete nos ensinamentos divinos. Como resultado, ele se torna cada vez mais como uma "árvore transplantada", com as raízes nas realidades eternas. Vitalidade constante lhe é assegurada e o sucesso final é certo porque ele colocou a sua confiança firmemente em Deus.
Andar com Deus é está em sua presença em santidade de vida. Sl. 56.13. Os Votos da Vitória. Os votos que fiz. Uma vez que a vitória já foi concedida ou é considerada como certa, o salmista lembra-se de sua obrigação de louvar e render graças. Talvez ele tivesse feito um voto durante seus apuros. Uma vez que Deus cumpriu a sua parte em livrá-los da opressão e da morte, o descanso está à disposição do salmista.
Andar com Deus é proclamar as boas novas do evangelho para salvação de almas. Mt. 4.18-20. Simão lançava a rede com seu irmão André, que o apresentara a Jesus há alguns meses atrás Jo. 1.40-41. O convite, Vinde após mim, chamava esses crentes para a companhia constante de Jesus. Os planos de Cristo para eles exigiam um treinamento que os prepararia para recuperar homens perdidos. Imediatamente. A prontidão revela o grande impacto de seu encontro anterior. Jesus disse a Pedro e a André que deixasse de ser pescadores de peixes e passarem a pescar almas, ajudando-as a encontrar Deus. Jesus chamou para abandonarem o comércio produtivo e serem espiritualmente produtivos. Todos nós precisamos ser pescadores de almas. Se praticamos os ensinamentos de Jesus e compartilharmos as boas novas com os outros, poderemos atrair os que estão a nossa volta para Jesus, como um pescador atrai os peixes com auxílio de isca
CONCLUSÃO: Esta mensagem exauriu um pouco sobre a história de vida de Noé, foram trabalhados alguns sobre a mesma, os quais foram: Primeiro, a sus história era de um homem Justo; Segundo, a sua história era de um homem íntegro; Terceiro, a sua história era de um homem que andava com Deus. Qual a história de vida que você vai deixar para seus filhos? Será de um homem justo, integro e que andava com Deus. Repare bem que além de agir com justiça e ser integro (honesto), Noé andavam com Deus, de nada vale ser correto diante dos homens se você não tiver Cristo.